O power-to-x é uma das alternativas de geração de energia renovável que estão se destacando nos últimos tempos. Eles podem ser usados para oferecer energia tanto para residências, transportes, quanto para as indústrias. Veja ao longo do artigo sua principais aplicações:
O que é power-to-x?
O power-to-x é uma forma de se nomear os novos combustíveis que são gerados a partir de fontes de energias renováveis, podendo ser através de energia fotovoltaica ou eólica.
Exemplos de Power-to-x
Existem vários tipos de power-to-x, veja os principais e para que cada um é utilizado:
Leia também: Resfriamento evaporativo e o futuro da climatização
Power-to-heat (PtH)
Conforme o nome sugere, o power-to-heat nada mais é do que um processo que utiliza a energia elétrica advinda de gerações de energias renováveis, podendo ser de geração eólica ou geração fotovoltaica (solar).
Assim, o power-to-heat converte essa energia em aquecimento, que pode vir de sistemas de resistências ou gerar vapor entre outras formas de aquecimento. É muito utilizado no hemisfério norte para aquecimento de residências e também para indústria em que se aplica o vapor.
Power-to-gas (PtG)
Power-to-gas significa energia do gás, seria uma fonte de energia gerada a partir da geração de energias renováveis. É usado para gerar combustíveis para veículos e indústrias, através do hidrogênio verde e de biocombustíveis.
Power-to-mobility (PtM)
Power to mobility utiliza a energia oriunda de fontes renováveis , eólica ou solar para o carregamento de baterias para veículos elétricos.
Veja também: Conheça a SPI, tecnologia que reduz entre 35% a 40% o consumo de energia em sistemas de climatização
Power-to-chemicals (PtC)
O principal foco do uso das energias renováveis para o power-to-chemicals é para ser utilizada nos processos de conversão dessa energia elétrica em produtos químicos , principalmente a amônia NH3 e sal de amônia.
Power-to-fuel (PtF)
Já o power-to-fuel usa o processo de conversão das energias renováveis em combustíveis para veículos a combustão por exemplo: para aviação , caminhões e navios. Esses podem ser com uma combinação de CO2 e H2O ou H2 e CH4, além de também produzir querosene sintético, metanol e ácido fórmico.
Veja também: Qual o fator que pode aumentar a conta de energia de uma empresa?
Importância do uso de power-to-x
O Power-to-x é muito importante para a humanidade pois com as crescentes emissões de gases de efeito estufa e o aumento da temperatura do planeta terra, os países desenvolvidos e suas indústrias precisam de energias limpas e renováveis.
Devemos buscar cada vez mais estas fontes de geração de energias renováveis e da forma mais sustentável possível.
A utilização do power-to-x traz enormes impactos na redução de gases de efeito estufa e na temperatura do planeta e isso acarreta diretamente na existência da espécie humana.
Veja também: Como funciona a Análise de Qualidade de Energia?
Mercado de power-to-x no Brasil e no mundo
Já existem várias aplicações da tecnologia power-to-x no mundo inteiro, pois com os acordos de redução de emissões de gases de efeito estufa e a captura de CO2, implementar essas formas de geração de combustíveis sustentável não é apenas uma forma correta de produção de energia, como também abre espaço para um novo mercado.
As empresas de transportes, por exemplo, já estão utilizando veículos elétricos e estes podem ser recarregados a partir de geração de energia power-to-x através de energias eólicas e fotovoltaicas.
O uso dos power-to-x estarão cada vez mais presentes com a mudança das matrizes energéticas dos países, além de ser bom para o planeta, a energia gerada pelos sistemas power-to-x será cada vez mais acessível e barata.
Leia também: FPSO: O que é e como funciona
Quer ficar por dentro das novidades sobre energias renováveis? Então acompanhe outros conteúdos produzidos por mim, acessando meu perfil.
Entre para o grupo de WhatsApp do Portal Serviço em Destaque e não deixe de receber todas as novidades em primeira mão!