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TPM: o que é e como funciona a manutenção produtiva total

A TPM manutenção tem o objetivo de, além de outras coisas, aumentar ao máximo a produtividade de uma empresa. Saiba mais aqui.

A manutenção produtiva total, em inglês total productive maintenance (TPM), é uma ferramenta poderosa de manutenção que busca a eficiência máxima na operação por meio de uma relação direta entre as pessoas e os equipamentos. A ferramenta TPM garante a maior disponibilidade das máquinas e a  eliminação de perdas, erros, acidentes, desperdícios, defeitos e poluição. Para isso, a metodologia recomenda alguns pilares e práticas. . Conheça mais sobre a TPM manutenção a seguir! 

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Como a ferramenta TPM funciona? 

A TPM vai muito além da preocupação com as máquinas e com os equipamentos. Ela também está ligada ao aumento da qualidade do produto e à redução de defeitos, de quebras e de acidentes na cadeia de produção.

Assim, a manutenção produtiva total exige comprometimento e engajamento de todas as pessoas da organização. Ela também pode levar a empresa a um processo de reestruturação para que sua produtividade seja potencializada.

TPM manutenção: 8 pilares 

A TPM também é marcada pela presença de oito pilares fundamentais. Por meio deles, a empresa consegue eliminar perdas, erros, defeitos, desperdícios, poluição e acidentes. Confira quais são os pilares responsáveis pela aplicação prática dessa manutenção produtiva a seguir:

1 – Manutenção autônoma 

É a autonomia dada aos operadores para que eles mesmos se responsabilizem pelos processos de manutenção. Para isso, há uma estruturação do sistema para que o operador se aproxime dos equipamentos e dos processos que estão ao seu redor.

Dessa forma, manutenções como limpeza, lubrificação e inspeções passam a ser de responsabilidade dos técnicos. Esse pilar promove um sentimento de pertencimento e permite que possíveis falhas e problemas sejam rapidamente identificados pelo operador.

2 – Melhoria específica 

Nesse pilar da TPM, algumas melhorias específicas são incorporadas às máquinas e aos equipamentos. É esse aperfeiçoamento que promove ganhos na produtividade e ganhos operacionais.

Nessa etapa, recomenda-se a participação de especialistas de diversas áreas para que os resultados sejam melhores e mais abrangentes. Pode-se utilizar a Metodologia Kaizen, a Métrica OEE, entre outros métodos.

3 – Manutenção planejada 

O principal destaque aqui é a criação de um cronograma para a execução dos serviços de manutenção. Dessa forma, esse pilar da manutenção produtiva total evita uma futura interrupção das atividades por necessidade de uma manutenção urgente.

As manutenções podem ter caráter corretivo, preventivo, preditivo e também podem ser inspeções e lubrificações. Todas elas são baseadas na vida útil do equipamento, no ambiente em que ele está inserido, nas suas características técnicas operacionais e no seu histórico de falhas.

Assim, é possível minimizar os impactos na produção, reduzir as falhas dos equipamentos e melhorar a gestão dos recursos financeiros destinados à manutenção. Esse pilar é executado por meio do PCM (Planejamento e Controle de Manutenção).

4 – Educação e treinamento 

Nessa etapa da TPM, ocorre a capacitação técnica da equipe, desde os gestores até os operadores. A busca de melhorias nos serviços e de engajamento na ferramenta TPM é o que move esse pilar.

Assim, os gestores são treinados para aplicar aTPM da melhor forma na operação. Já , os operários são capacitados para a manutenção autônoma e o time de manutenção aprende técnicas para melhorar os serviços.

5 – Manutenção da qualidade 

Aqui, há um gerenciamento contínuo dos equipamentos, além da identificação, da análise e da prevenção de erros no processo de produção. Tudo isso para buscar a qualidade total, reduzindo falhas, erros e desperdícios.

Diversas ferramentas de qualidade podem ser utilizadas nesse pilar, como DMAIC, PDCA, PARETO e Diagrama de Ishikawa. Com elas, os custos e os desperdícios são reduzidos e a qualidade é elevada.

6 – Controle inicial 

É a prevenção da manutenção. Uma manutenção de longo prazo é mais eficiente e mais simples do que uma manutenção de emergência. Assim, a TPM manutenção é utilizada para que o melhor desempenho seja atingido no menor prazo de tempo.

Para garantir isso, essa etapa da TPM prevê a aquisição e  gestão de novos equipamentos desde que são adquiridos, evitando a má instalação ou demora no início de um processo de controle desses equipamentos. 

7 – TPM Administrativo 

Esse pilar busca a redução de perdas no processo administrativo. Para isso, todos os pilares da TPM também são aplicados na esfera administrativa. O Lean Office é uma ideia muito utilizada atualmente.

8 – Segurança, higiene e meio ambiente 

O último pilar da ferramenta TPM busca analisar os impactos da produção na saúde e na segurança das pessoas e do meio ambiente. Um ambiente saudável, seguro e sustentável traz benefícios para as equipes e para a imagem da empresa.

Como a TPM é aplicada nas empresas? 

O sistema TPM é aplicado de forma gradual nas empresas, para que todas as etapas e todos os pilares sejam bem aplicados e estabelecidos. Primeiramente, há uma preparação do ambiente e dos funcionários, explicando a ferramenta TPM e buscando o comprometimento de todos. Depois, o projeto é lançado.

Em seguida, ocorre a implantação da TPM propriamente dita. As mudanças na empresa começam com a aplicação dos oito pilares citados. Nesse momento, os recursos humanos e financeiros devem estar bem planejados para que não surjam grandes dificuldades na organização. Por último, na consolidação, as manutenções são concluídas e a firma busca manter os resultados positivos obtidos.

Os benefícios da manutenção produtiva total 

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Mesmo criada na década de 70 pelo japonês Seiichi Nakajima, a total productive maintenance mostra excelentes resultados até hoje. Além da potencialização da produtividade, ela garante muitos outros benefícios, como:

  • Maior motivação da equipe;
  • Redução de paradas repentinas;
  • Organização e aumento da eficiência da planta;
  • Redução nos custos operacionais;
  • Autogestão da equipe;
  • Maior satisfação dos clientes;
  • Ambiente de trabalho mais organizado e mais agradável.

Quer dar um primeiro passo na estruturação estratégica de seus processos de manutenção? Te indicamos este texto aqui. 

Veja também: Uma nova abordagem sobre TPM – Manutenção Produtiva Total

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