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Potencializando Resultados: Explorando as Estratégias do Brainstorming

Precisa fazer um brainstorming, mas não sabe como começar? Fique tranquilo, pois você não está sozinho. O processo de geração de ideias, conhecido como brainstorming, é uma etapa crucial em diversos contextos, desde a resolução de problemas até a inovação em projetos.

Neste artigo, exploraremos estratégias eficazes para esta etapa, proporcionando a você um guia prático para potencializar suas sessões de brainstorming. 

Portanto, continue a leitura e descubra como enfrentar o vazio inicial de ideias e trilhar um caminho rumo a soluções inovadoras e criativas. Vem comigo!

O que é brainstorming e como surgiu?

Brainstoming significa atacar um problema a partir de todas as direções possíveis de uma vez só, bombardeando-o com perguntas rápidas para chegar a soluções viáveis. É uma técnica para estimular o surgimento de soluções criativas. 

Popularmente conhecido como Tempestade de ideias, em português, é feito em uma reunião que permite o compartilhamento de ideias, soluções e insights valiosos para a empresa.

Como surgiu o brainstorming?

Para entender a história dessa técnica, é preciso conhecer mais sobre o homem que a criou. Alex Faickney Osborn foi um profissional do ramo de Publicidade e um estudioso do pensamento criativo. Entre seus trabalhos mais famosos estão comerciais escritos para marcas como a General Electric e a Chrysler.

Autor de diversos livros sobre o desenvolvimento da criatividade publicitária (como “O Poder Criador da Mente” que você pode conferir aqui) Alex ficou marcado pela obra “How to Think Up”, lançada em 1942. No livro, Osborn menciona pela primeira vez o termo “brainstorming”, revolucionando o processo criativo para sempre.

Deste então, a tempestade de ideias se tornou uma técnica utilizada em praticamente todas as empresas que trabalham com inovação ou que buscam soluções criativas para seus problemas.

Para que serve o brainstorming?

O brainstorming é utilizado para gerar pensamentos inovadores para a resolução de problemas ou para a definição de estratégias.

De acordo com a teoria do pensamento criativo, a melhor forma de chegar a uma ideia brilhante é ter muitas ideias. Assim, mesmo as ideias mais absurdas são levadas em conta para, no fim, possibilitar um filtro que permita eleger as que se mostram mais apropriadas para lidar com o objetivo proposto. Isso acontece por causa da sua característica agregadora, que com a aplicação correta, é ótima para resolver problemas e fomentar novas ideias. 

Onde e quando o brainstorming pode ser usado?

Essa técnica pode ser utilizada em diversos ambientes e projetos. O importante é ter um grupo motivado e que saiba respeitar as regras da tempestade de ideias.

Também é perfeito para a solução de problemas, aprofundamento em causas diversas, para trabalhar a cultura organizacional e muitas outras situações onde a criatividade e trabalho em equipe sejam necessários.

Quais são as vantagens de aplicar o brainstorming?

Até este ponto, você já compreendeu o conceito por trás do brainstorming, explorou sua origem e compreendeu a finalidade desse procedimento. Contudo, por que optar por essa abordagem em vez de outras com objetivos similares? A resposta é simples: a adoção dessa técnica traz consigo uma série de vantagens, com o aumento da produtividade das equipes sendo uma das mais significativas.

Como promove a interação constante e a valorização de todos os insights, o processo estimula o trabalho em equipe. Os colaboradores envolvidos no brainstorming tendem a ter os níveis de efetividade aumentados, isso acontece devido à valorização que eles sentem ao serem envolvidos em uma dinâmica que pode decidir os rumos do negócio. A confiança gerada por esse fenômeno é fundamental para otimizar a comunicação interna.

Quais são os princípios e regras para a aplicação do brainstorming?

Realizar o processo de brainstorming de maneira adequada, garantindo participação total e resultados tangíveis, está condicionado a diversos elementos. As diretrizes do brainstorming desempenham um papel crucial nesse cenário. Afinal, reunir um grupo sem a devida preparação e organização é um exemplo evidente de uma abordagem de brainstorming fadada a não surtir efeito.

Ao final, as melhores ideias podem ser combinadas e convertidas em ações. Se isso não acontecer, o processo não faz sentido.

Quanto às regras, podemos citar as seguintes:

  • Foque em quantidade, não em qualidade;
  • Evite tecer críticas ou comentários negativos;
  • Aprecie ideias fora do comum;
  • Combine as ideias mais relevantes;
  • Discuta meios para colocá-las em prática;
  • Periodicamente, deixe claro o efeito que o brainstorming está causando na empresa.

Como fazer um brainstorming?

Na teoria, você já sabe como funciona o processo de brainstorming, quais regras e princípios devem ser seguidos e quais erros devem ser evitados. Mas como reunir tudo isso e colocar o processo em prática, garantindo que o resultado seja o melhor possível? 

Seguem algumas dicas bem práticas:

1. Identificando o problema

Existem diversas formas de fazer um brainstorming, mas alguns passos podem ser pensados previamente para tornar esse tipo de reunião ainda mais eficiente. Por isso, antes de seguir para a reunião e apresentar o problema ao time, é importante definir qual questão será central nesse debate e deixá-la clara para todos os participantes.

2. Apresente o problema

Agora que as preocupações iniciais foram atendidas e o grupo está reunido em um ambiente apropriado, é o momento de dar início ao processo de geração de ideias. Para isso, comece explicando minuciosamente o propósito da reunião. É fundamental abordar de maneira completa todos os aspectos pertinentes, a fim de não deixar nenhum detalhe passar despercebido.

À medida que a reunião progredir, mantenha a concentração sempre na questão central. Em determinadas situações, o tópico pode se desviar para assuntos secundários, o que tem o potencial de afetar negativamente o desfecho da discussão.

3. Modere a discussão com equilíbrio

Moderar a discussão com equilíbrio significa dar espaço para que todos contribuam e para que as ideias sejam propostas aos poucos, de forma que cada participante consiga acrescentar novas informações ao que é dito pelo outro.

4. Tome nota de tudo

Por último, tome nota de absolutamente tudo o que for considerado até daquelas ideias que pareceram absurdas, a fim de avaliar as implicações de cada uma depois e fazer uma espécie de peneira.

5. Transformando as ideias em ação

Após o surgimento de novas alternativas, é hora de conduzir as soluções para uma implementação prática. De nada adianta todo o processo de brainstorming se ele não conduz a mudanças reais nos problemas enfrentados pela corporação.

Em síntese, o brainstorming é uma ferramenta poderosa para a geração de ideias criativas e inovadoras. Ao reunir mentes diversas em um ambiente propício, esse processo promove a livre expressão de pensamentos e ideias, independentemente de quão fora do comum possam parecer. 

É uma abordagem que valoriza a quantidade de ideias antes da qualidade, permitindo que soluções inovadoras surjam a partir do caos inicial. 

Com suas regras bem definidas e a capacidade de promover a interação entre equipes, o brainstorming não apenas estimula a criatividade, mas também impulsiona a produtividade e a busca por respostas eficazes. 

É, sem dúvida, uma ferramenta essencial para aqueles que desejam enfrentar desafios complexos e encontrar soluções únicas. Portanto, explore o potencial do brainstorming e liberte a criatividade que pode transformar problemas em oportunidades.

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Sobre o autor

Vanessa Andrade

Bacharel em Administração e especialista em Gestão de Processos. Com certificação em Lean Manufacturing, Green Belt e Black Belt Six Sigma.
Possui mais de 10 anos de experiência profissional. Forte expertise em processos logísticos, gestão do tempo, melhoria contínua, KPI's, produtividade e planejamento estratégico.

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