Home » Como a periodicidade ajuda na prestação de serviços
Gestor

Como a periodicidade ajuda na prestação de serviços

Alguns serviços requerem uma periodicidade mensal para que continuem eficientes. Entenda aqui o que é periodicidade e suas aplicações práticas.

Alguns fenômenos ou eventos ocorrem com um intervalo de tempo determinado, com um padrão de duração, sendo chamados de periódicos. O conceito não se aplica somente aos fenômenos: vários serviços e processos também têm a periodicidade como característica essencial para que eles cumpram seu papel. 

Isso não seria diferente para você, gestor ou prestador de serviços. Entender o que é periodicidade é muito importante para que tudo seja agendado e realizado nos intervalos de tempo requeridos. Assim, para entender melhor o conceito de periodicidade mensal, suas aplicações diversas e exemplos práticos, confira abaixo mais informações!

Responda a pesquisa e receba um relatório com os resultados finais

Como a periodicidade pode ser usada nas operações e manutenções?

A periodicidade pode ser usada estrategicamente no ramos das operações e manutenções, tanto para aumentar a vida útil dos ativos quanto para identificação de oportunidades de negócio. Ela é a base das manutenções preventivas, corretivas programadas, inspeções e auditorias, já que esses serviços precisam ser realizados com recorrência, em um período determinado de tempo. 

Por meio da periodicidade, o gestor de operações ou prestador de serviço pode:

  • Aumentar a disponibilidade e vida útil dos equipamentos: com a periodicidade, é possível prever possíveis falhas dos equipamentos e realizar ações preventivas;
  • Agir com melhorias contínuas: ao definir a periodicidade, o gestor ou prestador de serviços consegue acompanhar e analisar por meio de históricos e comparações o que está funcionando melhor. Com base nisso, ele consegue redefinir o planejamento, se for preciso;
  • Ter oportunidade de negócio: a periodicidade pode ser usada não somente no lado operacional, como também nos negócios. O prestador de serviço, ao acompanhar, definir e otimizar essas periodicidades, pode demonstrar a importância dessa frequência para o cliente. Assim, é possível fechar outros contratos, como o de inspeção e manutenção preventiva, por exemplo.

A importância da periodicidade em um plano de manutenção eficiente

Os conceitos aqui apresentados estão muito ligados ao plano de manutenção, já que a base dele é o planejamento, que organiza e prevê essas periodicidades. Um plano de manutenção tem o objetivo de manter, consertar ou conservar algo, a fim de prolongar sua vida útil e trazer segurança para aqueles que estão em contato com o item. 

Dessa forma, para garantir o funcionamento correto, o plano de manutenção consiste em uma série de atividades organizadas previamente para reduzir falhas e aumentar a vida útil dos equipamentos. Nos casos em que essas atividades envolvem uma periodicidade estabelecida por lei, como no caso do ar-condicionado e as normas do PMOC e da limpeza de caixas d’água, esse plano se torna uma obrigatoriedade para que se mantenham os padrões de manutenção requeridos. 

Contudo, os benefícios de montar um plano de manutenção não giram em torno apenas de cumprir regulamentações, como periodicidade limpeza ar-condicionado Anvisa e periodicidade limpeza caixa d água legislação Anvisa. Esse sistema cria processos padronizados com segurança, evita gastos desnecessários com manutenções mais caras que podem vir a ser requisitadas pela falta de periodicidade nos ajustes dos aparelhos e também preserva a segurança e a saúde das pessoas.

Esse plano pode ser um desafio para os gestores responsáveis por manter as manutenções em ordem, de forma que agregue valor à sua empresa e otimize tarefas. Mas com um bom conhecimento sobre o que é periodicidade, suas aplicações e sua grande importância no bom funcionamento de sistemas variados, o processo se tornará mais claro e objetivo, apto a se encaixar na periodicidade que for necessária para seu sucesso.

O que é periodicidade em matemática?

Nos estudos matemáticos, a periodicidade mantém a essência do conceito da palavra: algo que se repete em um certo período de tempo. O termo pode se referir a fenômenos e grandezas relacionadas ao espaço e também ao tempo, como no caso das fases da lua. A periodicidade possui ocorrência universal e é um conceito muito importante, especialmente na Matemática Aplicada, tendo relação direta com cálculos de funções periódicas a partir de algumas variáveis.

Quais são exemplos práticos de periodicidade?

No contexto diário de empresas e serviços, a periodicidade pode ser encontrada em alguns nichos específicos, como a de limpeza de ar-condicionado. A periodicidade limpeza caixa d água legislação Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é uma questão também muito específica e que deve ser seguida à risca, pois a limpeza de grandes reservatórios, como as caixas d’água de condomínios, é obrigatória, seguindo a periodicidade indicada pela portaria da Anvisa. Se não for seguida, a questão não envolve apenas uma infração de normas, mas interfere numa problemática de saúde pública, já que a água precisa ser fornecida com boa qualidade para os consumidores. 

Limpeza de ar-condicionado

Assim como a limpeza de caixas d ‘água, a limpeza de ar-condicionado é submetida a algumas normas da Anvisa, quando o sistema de ar é instalado em um grande complexo, fora do uso residencial. O chamado PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle) foi criado pela Agência como forma de garantir o bem-estar dos indivíduos em ambientes de uso coletivo, que, consequentemente, utilizam de um sistema de climatização amplo e próprio. 

A periodicidade da limpeza do ar-condicionado se tornou uma questão importante para gestores de condomínios, escritórios, empresas e outros espaços coletivos com sistema de refrigeração com capacidade térmica superior à estipulada nessa lei. É preciso manter a periodicidade nas avaliações químicas, físicas e biológicas dos dutos do sistema de ar-condicionado, e também nas manutenções mecânicas dos aparelhos. Nesse contexto, possuir um plano de manutenção bem consolidado é de grande ajuda para manter as visitas técnicas em ordem.

Manutenção predial

Com uma periodicidade variada, mas que deve ser seguida para prevenir maiores falhas e complicações nos aparelhos e estrutura de prédios, a manutenção predial consiste numa forma de diminuir os recursos utilizados pela gestão de um ou mais edifícios, mantendo-os mais seguros e conservados para os usuários. 

Ela pode ser preventiva, feita em intervalos periódicos antes de qualquer sinal de falha e com o objetivo de impedir o surgimento de problemas. Um exemplo disso são as limpezas e inspeções. Também pode ser corretiva, quando um problema já foi identificado, e nesse caso requer soluções rápidas e eficazes: é o que ocorre no caso de um portão de acesso que para de funcionar, por exemplo. Por outro lado, as manutenções periódicas também podem ser nomeadas de preditivas, que mantém o conceito base da prevenção de problemas, mas busca fazer isso também fora dos momentos de manutenção. Ela requer sistemas mais elaborados de sensores e softwares que identificam falhas a qualquer instante em que aconteçam.

Alguns serviços exigem uma periodicidade mensal, já outros não correm risco se forem feitas vistorias semestrais ou até mesmo anuais. É preciso avaliar a necessidade de cada questão do edifício para que tudo se mantenha conforme as normas estabelecidas por lei e siga padrões de segurança. 

Sua assinatura não pôde ser validada.
Obrigada por se inscrever!

Receba em primeira mão novos conteúdos, eventos e notícias! 😃

Sobre o autor

Redação

Equipe de especialistas em manutenção e serviços dedicada especialmente ao Portal Serviço em Destaque. Responsáveis por trazer sempre conteúdos atualizados e de qualidade!

Adicione um comentário

Clique aqui para postar um comentário