Home » Tudo que você precisa saber sobre consultoria de alimentos
consultoria de alimentos
Segurança do Trabalho

Tudo que você precisa saber sobre consultoria de alimentos

Olá, caros leitores e leitoras! Hoje vamos falar sobre a consultoria de alimentos, que muitas vezes pode ser confundida com outras funções, como é o caso da assessoria. 

Ao longo do artigo vamos descrever o enorme leque que é o ramo de consultoria de alimentos, sua importância e refletir sobre a figura do auditor, entendendo suas responsabilidades. 

pesquisa desafios na prestação de serviços

Responda a pesquisa e receba o relatório com os resultados finais 

O que é consultoria de alimentos

A consultoria de alimentos é um serviço de aconselhamento especializado, que orienta o cliente de forma a ajudá-lo a atingir seus objetivos.

Fui apresentado à consultoria de alimentos pela minha namorada, atualmente minha esposa, mãe dos meus dois filhos, na cidade de São Paulo. Inicialmente eu acreditava que fosse apenas um trabalho de olhar a data de validade dos produtos, as famosas “etiquetas”. No decorrer dos trabalhos e aprendizados da atividade percebi que a “encrenca” era bem maior. 

Uma vez dentro da empresa o consultor se torna parte do problema ou da solução. Geralmente somos chamados quando existem problemas persistentes a serem sanados  ou padrões de qualidade a serem mantidos. A verdade é que geralmente somos acionados quando a coisa já está fora de controle. 

Essa área não é tão abordada com a classe de médicos veterinários na formação acadêmica, o que também acontece com outros profissionais da saúde que podem desenvolvê-la. Isso ocorre pois se confundem em acreditar que o nutricionista, por estar mais próximo do alimento pronto, é o profissional mais habilitado para tal função.

Quem pode desenvolver essa atividade? Em tese, qualquer profissional da área da saúde está apto a assinar como responsável técnico por um estabelecimento manipulador de alimentos. Já as indústrias de produtos de origem animal que possuem SIF, SISP, SIM, ( e outras nomenclaturas distintas de cada estado) necessitam obrigatoriamente de um Médico Veterinário responsável. 

Sempre que iniciamos um novo contrato, costumamos acordar em treinamento que a responsabilidade do sucesso do trabalho é dividido na tríade PROPRIETÁRIO – EQUIPE – CONSULTOR, pois todos têm participação no resultado. 

Enquanto o consultor é o responsável por apontar as soluções mais assertivas, os funcionários devem executar as ações solicitadas, dentro do prazo estipulado e o proprietário, por sua vez, deverá criar as condições, recursos e suporte necessários para que todas as ações sejam concluídas. 



Leia também: Certificação ISO: o que é, principais tipos e como conseguir

Tipos de consultoria alimentar 

Existem dois tipos de consultoria de alimentos, a interna e a externa. No próximo tópico mostrarei as diferenças, vantagens e desvantagens de cada uma.

Consultoria alimentar interna 

A consultoria alimentar interna é realizada quando um funcionário da própria empresa fica responsável por fazer o controle de qualidade e as inspeções necessárias. 

Empresas de médio porte optam por essa modalidade porque muitas vezes possuem em seu próprio quadro, funcionários com essas habilidades, ou até mesmo possuem demandas mais altas, o que torna mais vantajoso financeiramente destinar alguém para se responsabilizar exclusivamente pela auditoria interna. 

Já as empresas de grande porte optam por esse tipo de consultoria de alimentos, porque têm alta demanda, o que faz com que invistam em uma equipe interna de gestão da qualidade e criem seus próprios padrões e procedimentos. Dessa forma o conhecimento se torna contínuo e a segurança das informações fica assegurado. 

É claro que existem vantagens e desvantagens na consultoria de alimentos interna. Entre elas, destacamos as principais, para que você avalie se esse tipo de serviço faz sentido para a sua empresa: 

Pontos positivos da consultoria de alimentos interna

  • Familiaridade com procedimentos da empresa; 
  • Conhecimento relativo sobre a forma de trabalho das equipes.

Pontos negativos da consultoria de alimentos interna 

  • Menos experiência no que diz respeito à análise de casos diversos e uma maior restrição à realidade da empresa;
  • Menor liberdade de expressão devido ao vínculo empregatício.

Leia também: Qualidade na prestação de serviço: quais critérios importam?

Consultoria alimentar externa 

Já a consultoria alimentar externa é caracterizada pela contratação de uma empresa externa, com profissionais especializados e sem qualquer vínculo empregatício com a empresa que a contrata. 

Nesse formato de trabalho o alvo, na maioria das vezes, são empresas menores, pois elas buscam um trabalho com custo reduzido, seja ele contínuo ou pontual. 

A verdade é que esses são os clientes potenciais para quem trabalha com a consultoria de alimentos. Na minha opinião, nasce daí uma infinidade de oportunidades, porque muitos pequenos negócios se iniciam e terminam todos os anos por falta de conhecimento e suporte. Nesse caso, nosso conhecimento como consultores tem a finalidade de acelerar o processo de aprendizagem a um custo acessível e sem vínculos.

Assim como a consultoria alimentar interna, a externa também tem suas vantagens e desvantagens. Abaixo separamos uma lista para que você possa avaliar se esse tipo de consultoria de alimentos é o mais ideal para a sua empresa: 

Pontos positivos da consultoria de alimentos externa 

  • Maior experiência pelo fato dos profissionais trabalharem com diversas empresas, nos mais distintos cenários; 
  • Mais liberdade para expressar opiniões e críticas, pois a inexistência de vínculo empregatício faz com que não haja o receio de retaliação.

Pontos negativos da consultoria de alimentos externa 

  • Pouco conhecimento de questões organizacionais da empresa;
  • Menos acesso às equipes.

O que levar em conta na hora de contratar uma consultoria de alimentos

Existem hoje muitos profissionais nessa área, mas quando você for pesquisar por uma empresa é muito importante que observe quem são seus clientes e em que região atuam para encontrar um profissional que tenha experiência de atuação no seu segmento e possa atender às suas demandas.

Afinal, é muito comum que os consultores de alimentos se especializem em áreas, e em alguns casos, só atendem segmentos específicos, como mercados, hotéis, restaurantes, bares, motéis ou indústrias.

Importância da consultoria de alimentos 

Cada vez mais o cliente procura por um produto seguro em todos os aspectos: desde não encontrar objetos indesejáveis na sua comida, até não passar mal por um alimento “estragado” ou contaminado com alergênicos.  

Em casos mais graves, a negligência com a  consultoria alimentar, pode ocasionar  em produtos sem qualidade, que levem o cliente a hospitalização ou até a óbito. Por isso, a consultoria de alimentos é tão essencial, ela garante a qualidade dos alimentos e a segurança do consumidor. 

Descrevi abaixo outros motivos que fazem da consultoria de alimentos uma atividade fundamental nas empresas: 

  • Evita apreensões e multas da Vigilância Sanitária, Polícia Civil e Procon;
  • Reduz as reclamações de clientes;
  • Reduz o desperdício com descartes por erros de processo;
  • Permite um treinamento contínuo da equipe sobre aos padrões sanitários;
  • Garante a tranquilidade da empresa em saber que os processos estão sob controle e em conformidade com a lei;
  • Mantém a empresa sempre atualizada sobre legislações e leis do município. 

Consultor de alimentos

Muitas pessoas se confundem com as obrigações de um consultor e isso deve ser esclarecido logo na contratação para evitar falsas expectativas. 

Algumas pessoas acreditam que o consultor será responsável por todo o processo de melhoria, desde os apontamentos, planejamentos, tomadas de decisão, desenvolvimento dos trabalhos de melhoria, execução das ações corretivas etc. Mas essas responsabilidades são previamente acordadas e descritas em contrato, com a finalidade de evitar desgastes no decorrer do trabalho. 

Por isso, as atividades de responsabilidade da consultoria de alimentos dependerão do valor a ser investido no trabalho e da capacidade de execução do consultor e de sua equipe. 

Para se tornar um profissional dessa área é preciso formação em ensino superior na área da saúde. São exemplos as graduações de médico veterinário, nutricionista, engenheiro de alimentos, biomédico, etc.  

Porém o mais importante é a experiência e estudo, uma boa pós graduação na área auxilia no ganho de conhecimento específico para desenvolvimento dessa profissão.

Inicialmente, o trabalho no setor de qualidade dentro de empresas da área de alimentos pode ajudar na capacitação desse profissional. Infelizmente esse conhecimento vem com a experiência e o tempo de trabalho, pois no final das contas o que vendemos é o conhecimento adquirido ao longo de nossas carreiras.


Se interessou pelo conteúdo? Precisa contar com uma consultoria de alimentos? Acompanhe meus artigos publicados no Portal Serviço em Destaque, acessando meu perfil. E conheça o trabalho da minha consultoria, acessando o site da LS Segurança Alimentar. 

Também não deixe de entrar para o grupo de WhatsApp do portal e saber de todas as novidades na área da prestação de serviços. 

Sua assinatura não pôde ser validada.
Obrigada por se inscrever!

Receba em primeira mão novos conteúdos, eventos e notícias! 😃

Sobre o autor

Bruno Salcedo

Bruno Chagury Salcedo é natural da cidade de Sorocaba – SP formado em medicina veterinária pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul desde 2006. Tem experiência com rastreabilidade bovina, linha farmacêutica veterinária, compra e exportação de bovinos.
Atuou no mercado financeiro junto ao Banco JBS em um projeto de fomento à pecuária e atualmente é proprietário e consultor na LS Segurança Alimentar, com atuação desde 2012 no mercado realizando trabalhos de adequação sanitária, treinamentos, desenvolvimento de materiais didáticos, melhorias de processo, implantação de BPF e APPCC, avaliação e melhoria de instalações. A LS atende mais de 60 empresas do ramo alimentício, entre bares, restaurantes, padarias, mercados, redes atacadistas, frigoríficos, buffets e catering.

Adicione um comentário

Clique aqui para postar um comentário