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Gestão estratégica de empresas: o que é e tipos de estratégia

Todo crescimento de empresa requer planejamento e é para isso que existe a gestão estratégica de empresas. Ela é responsável por criar diagnósticos, metas e objetivos que alavancam as organizações e ajudam na competitividade de mercado.

Neste artigo você entenderá como a gestão estratégica pode auxiliar no crescimento de empresas, como é possível implementá-la no dia a dia e quais ferramentas auxiliam nesse processo. 

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O que é uma gestão estratégica de empresas?

A gestão estratégica de empresas pode ser entendida como o conjunto de práticas desenvolvidas com o intuito de alcançar as metas e objetivos de uma empresa, como, por exemplo, garantir o aumento de faturamento. 

Ela também é a responsável pelo gerenciamento e acompanhamento de todos os setores da organização

São ações necessárias a toda gestão estratégica:

  • Análise de oportunidades e ameaças internas e externas;
  • Criação de planos de ação;
  • Acompanhamento de metas. 

Veja também: Gestão de Processos: o que é, vantagens e como aplicar

Diferença entre gestão estratégica de empresas e planejamento estratégico 

Apesar de parecerem sinônimos, a gestão estratégica de empresas e o planejamento estratégico têm funções bem diferentes.

O planejamento estratégico é uma das ferramentas usadas na gestão estratégica. É na etapa de planejamento que objetivos e planos de ação são traçados. 

Já a gestão estratégica administra todo o processo de implementação, que vai desde o planejamento até o acompanhamento de métricas. 

Leia também: 5 passos para uma gestão estratégica de custos

Gestão estratégica empresarial em 4 passos 

gestão estratégica empresarial

A gestão estratégica pode ser implementada em empresas de pequeno, médio e grande porte. Afinal, é a partir dela que pode-se entender a origem dos problemas empresariais e implementar ações para solucioná-los.

Aqui estão os 4 passos para a implementação: 

1. Diagnóstico  

A primeira fase é a análise da empresa como um todo, levando em conta os processos internos e o posicionamento de mercado. Nessa fase é necessário mapear fraquezas, ameaças, oportunidades e pontos fortes da organização. 

O diagnóstico permite uma visão geral da empresa, entendendo quais são os processos existentes, como o desempenho de cada setor pode ser melhorado e qual é o real valor dos produtos e serviços de acordo com os clientes.

Nessa etapa é possível identificar as áreas que têm maior importância para a organização, projetar crescimento através de análise comparativa com outros concorrentes e entender as ações que precisam ser desenvolvidas. 

Para fazer o diagnóstico algumas perguntas são importantes, como:

  • Quais estratégias a empresa tem utilizado? Quais seus resultados?
  • Quais são os pontos fracos da empresa?
  • Qual o diferencial da empresa se comparado a outros concorrentes?
  • Quais são as tendências de mercado?
  • Quais são os melhores produtos e recursos?
  • Como está a capacitação do time?
  • Como estão os concorrentes? 
  • Quais as oportunidades de expansão empresarial existem?

Um exemplo de ferramenta que auxilia no diagnóstico é a matriz de SWOT. Ela busca identificar quais são as fraquezas e as forças da empresa, vamos explicar melhor sobre ela no item “Ferramentas para fazer a gestão estratégica de empresas” 

2. Planejamento estratégico 

O planejamento estratégico faz uso das análises realizadas na etapa anterior e tem como objetivo principal mapear planos de ação e nortear os próximos passos. 

Para fazer o planejamento estratégico é essencial que existam metas e objetivos definidos de acordo com cada setor, de modo a cumprir o grande objetivo final estabelecido no diagnóstico. 

Assim, o planejamento estratégico deve conter: 

  • Objetivo por setores; 
  • Ações e atividades que devem ser desenvolvidas para alcançar esse objetivo;
  • Prazos para a realização de cada atividade;
  • Responsáveis por cada ação;
  • Desenvolvimento de uma gestão de riscos para conter possíveis problemas; 
  • Definição de um orçamento. 

3. Gestão estratégica 

Nessa etapa tudo o que foi definido e desenvolvido nas etapas anteriores é implementado: mudanças, alterações e melhorias. Um exemplo pode ser a exclusão de uma etapa no processo produtivo que estava gerando retrabalho, uma mudança de fluxo de trabalho ou a troca de fornecedores. Tudo dependerá do que foi acordado no planejamento estratégico e da meta principal.  

4. Acompanhamento 

O acompanhamento é fundamental na gestão estratégica de empresas, porque ele ajuda a identificar se os objetivos estão sendo atingidos e quão próximo da meta os setores estão. Também é a partir do acompanhamento que falhas são identificadas e rapidamente corrigidas. 

A principal forma de realizar esse acompanhamento é através do monitoramento de KPIs, os indicadores-chave de desempenho que permitirão criar um histórico comparativo e avaliar se as métricas estão crescendo. 

São exemplos de KPI: 

  • Número de vendas;
  • Custo de aquisição por cliente;
  • Ticket médio;
  • Taxa de conversão de leads para clientes; 
  • Taxa de churn; 
  • Ticket médio por vendedor; 
  • Número de clientes que entram em contato com a empresa;
  • Custo de operação;
  • Custo de implementação;
  • Receitas;
  • Retorno sobre investimento. 

Leia também: KPI: o que é e como aplicar em 6 passos

Ferramentas para fazer a gestão estratégica de empresas 

A gestão estratégica de empresas demanda o uso de algumas ferramentas que auxiliam em todas as etapas que vimos no tópico anterior. 

Separamos aqui as mais utilizadas e explicamos como você pode empregá-las.

1. Análise SWOT 

O SWOT é uma metodologia que permite a comparação entre forças, fraquezas, ameaças e oportunidades tanto internas, quanto externas à empresa. 

Para usá-lo você precisará criar um gráfico, dividido em quatro partes. Na parte superior você elenca de um lado todas as forças e de outro todas fraquezas do ambiente interno e na parte inferior descreve de um lado as oportunidades e de outro as ameaças externas. Por exemplo: 

Forças: Melhores produtos ou serviços, mais recursos;

Fraquezas: Falta de capacitação da equipe, matéria-prima de baixa qualidade;

Oportunidades: Redução de custos e impostos, aumento de demanda;

Ameaças: Novos concorrentes, aumento do dólar; 

O objetivo da análise SWOT é permitir a identificação de pontos fortes e fracos da empresa, para ajudar no desenvolvimento de melhorias. Abaixo destacamos um exemplo de análise SWOT:

análise swot gestão estratégica de empresas
edisciplinas.usp.br

2. PDCA 

O PDCA vem do inglês plan, do, check e act, que em tradução para o português significa Planejar, Fazer, Checar e Agir. Essa metodologia é utilizada para estruturar toda a gestão estratégica de empresas, com os 4 passos que vimos anteriormente.  

O PDCA organiza todos os processos de produção para garantir a melhoria contínua. Ele estimula a observação do que é foco de mudança, a criação de hipóteses, predições, acompanhamento e tomada de ações com base nos aprendizados coletados até aqui.

Assim, podemos exemplificar cada uma das fases do PDCA como sendo:

Planejar: Identificação dos problemas a serem superados, estabelecimento de hipóteses para a sua superação, criação de metas, objetivos e de um plano de ação;

Fazer: Desenvolvimento do plano de ação estipulado, treinamento e coleta de dados para a análise;

Checar: Verificação dos dados coletados e identificação dos objetivos alcançados;

Agir: Tomada de ação com base nos últimos resultados, perguntas importantes de serem feitas: O que será necessário mudar no processo? O que pode ser melhorado?

Abaixo você entende como o ciclo PDCA pode ser ilustrado: 

ciclo pdca gestão estratégica de empresas

3.5W2H

O 5W2H é uma ferramenta de gestão estratégica de empresas que busca orientar as ações com base em questões simples, mas chaves para entender um problema. 

Para sua elaboração é necessário que sete perguntas sejam feitas:

  • O que? Significa o que será feito para solucionar o problema encontrado;
  • Por quê? Aqui serão identificados os motivos que levam a ação a ser desenvolvida;
  • Como? Descrição de como a ação será desenvolvida;
  • Onde? Definição do local em que a ação será realizada;
  • Quem? Quem será o responsável pela ação;
  • Quando? Estabelecimento de prazos;
  • Quanto? Qual será o investimento para a implementação da ação. 

Leia também: O que é 5w2h? Veja exemplos de aplicação!

4. BCG

A matriz BCG é uma forma de análise que contribui para melhorar a distribuição de investimentos, tornando os serviços mais rentáveis. 

Para desenvolvê-la é preciso criar um gráfico em que o eixo x represente a participação de mercado e o eixo y o potencial de crescimento de mercado.

O eixo y, que é o de crescimento do mercado, traduz quanto o mercado está crescendo e tem espaço para o produto analisado e eixo x, entendido como a participação de mercado, mostra se o domínio daquele segmento pela empresa é alto ou baixo. 

A ideia é que os produtos ou serviços ofertados pela empresa sejam distribuídos entre os quatro quadrantes, de forma a entender qual o melhor caminho para o produto analisado:

  • Aumentar a participação de mercado;
  • Manter a participação de mercado;
  • Obter retorno máximo e depois encerrar a operação;
  • Descontinuar o produto ou serviço porque ele não é rentável o suficiente.

Para que você entenda melhor como essa análise é feita, separamos esse vídeo: 

Principais tipos de gestão estratégica 

Dentro da gestão estratégica de empresas, existem quatro estratégias principais que podem ser seguidas de acordo com os resultados obtidos nas análises acima. São elas: 

1. Estratégia de sobrevivência

É uma estratégia muito utilizada quando, ao fazer a análise SWOT,  a empresa identifica maiores pontos de ameaças e fraquezas, do que oportunidades e forças. 

Nessa técnica questões como redução de custos e pagamentos de dívidas são priorizadas, assim como demais ações que tenham o objetivo de garantir a sobrevivência do negócio.

2. Estratégia de crescimento 

É comum que a estratégia de crescimento seja utilizada quando há a identificação de que a empresa não consegue acompanhar o desenvolvimento do mercado e os maiores gargalos para esse avanço são questões internas. 

São ações desenvolvidas nesse tipo de estratégia: investimento em inovação, criação de novos produtos ou serviços, desenvolvimento de parcerias e expansão organizacional. 

3. Estratégia de manutenção 

A estratégia de manutenção é empregada quando a empresa tem vários pontos fortes, mas existem ameaças externas que podem prejudicá-la de alguma forma. Assim, o objetivo dessa estratégia é manter os resultados alcançados até o momento, cuidando para que eles não apresentem regresso. 

4. Estratégia de desenvolvimento 

A soma de forças internas + oportunidades externas contribui para que a estratégia de desenvolvimento seja utilizada pelas empresas. É através das oportunidades identificadas que a empresa guiará suas ações com o intuito de expandir seu crescimento. 

A importância da gestão estratégica nas empresas

Uma boa gestão estratégica de empresas resulta em otimização de processos, melhoria de resultados e desenvolvimento de atividades com maior alinhamento ao propósito empresarial. 

Entre outras melhorias ocasionadas pela gestão estratégica de empresas destacamos: 

  • Aumento de produtividade;
  • Aumento da competitividade de mercado;
  • Melhora na visão sistêmica sobre o futuro da empresa;
  • Aumento de lucratividade;
  • Aumento de satisfação dos clientes;
  • Melhoria de uso dos recursos financeiros e de tempo. 

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Cursos de gestão estratégica de empresas para se aprofundar no assunto

Se interessou pelos benefícios da gestão estratégica de empresas? Então aqui estão dois cursos que vão te ajudar a se aprofundar no assunto:

Curso gestão estratégica empresarial (FGV)

Com o intuito de garantir uma visão sistêmica e integral dos negócios, esse curso da FGV apresenta processos e modelos que auxiliam o profissional no alcance de metas e no crescimento organizacional.

Fazem parte dos materiais disponibilizados pelo curso: ebooks, podcasts, vídeo aulas, exercícios comentados, sites, vídeos e textos complementares.   

Para saber mais e verificar a disponibilidade do curso, acesse o site da instituição. 

Especialização gestão estratégica empresarial (Mackenzie) 

A especialização da Mackenzie acontece com aulas online, ao vivo e tem uma duração de 18 meses. No curso são desenvolvidos conhecimentos e habilidades técnicas necessárias à gestão empresarial e ao empreendedorismo.

Para ter mais informações e conhecer a grade curricular, acesse o link

Veja também: Cursos e treinamentos na área da gestão e prestação de serviços

Resultados como qualidade e eficiência de processos são alcançados mais facilmente através da gestão estratégica de empresas. 

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a explorar todo o potencial e recursos da sua empresa. 

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