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Gestor de Manutenção: 5 características de um bom líder

Nos corredores das empresas uma pergunta sempre será feita: “E aí, seu gestor de manutenção é bom?”

E a resposta para essa pergunta, considerando um mundo que evolui e muda numa velocidade assombrosa, precisa embarcar algumas análises:

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1 – Seu chefe é “chefe tipo chefe mesmo” ou a lagarta já saiu do casulo e se tornou um gestor de manutenção, um líder de verdade?

É de suma importância que pessoas à frente de pessoas tenham um mindset de liderança, principalmente, que seja servil e alinhada com as necessidades básicas das pessoas. 

A abordagem faz toda a diferença quando, ao invés de você perguntar sobre o estado das máquinas, se interessar de modo genuíno pelo estado das pessoas. 

Do mesmo modo que, para que uma ideia seja comprada pela sua equipe, você se mostre uma pessoa que merece ser seguida ao invés de obedecida. 

Saber colocar as metas da empresa de forma clara, leve e ao mesmo tempo com muita seriedade, faz toda a diferença na hora de despertar nas pessoas o desejo de fazer sempre o melhor!

2 – Seu gestor de manutenção é uma pessoa adaptável e aberta a opiniões?

Ao meu ver, o melhor estilo de liderança se chama “situacional”, pois demonstra toda a capacidade do gestor de manutenção em se adaptar aos diversos cenários e momentos que a empresa irá enfrentar. 

Isso inclui saber absorver da melhor forma o que vem no top-down, embarcando resiliência, maturidade e criatividade para desdobrar o que for preciso. 

Trago ainda a não menos importante necessidade de saber ouvir as pessoas e entender que líderes não são profetas e proprietários de uma verdade absoluta. 

Até mesmo porque em uma manutenção madura, orientada por N técnicas de detecção e atuação, tudo acaba na verdade, sendo bem relativo. 

Hoje, dispomos de muita previsibilidade e isso nos garante gerir nosso parque de ativos sem usar o famoso e retrógrado “manda quem pode obedece quem tem juízo”. 

Eu gostaria muito que um dia pudéssemos trocar essa expressão por “sugere quem se importa e ouve quem tem maturidade para aprender um pouco mais todos os dias”.

3 – Seu gestor de manutenção promove feedback para o time?

Para quem não sabe onde vai qualquer caminho serve, certo? 

Como as pessoas irão entender sua jornada na manutenção se trabalham todos os dias, sem uma devida orientação, esperando para que, ao fim de 1 ano, sentem na salinha do gestor de manutenção por meia horinha, para então saber o que fizeram de errado? 

Que gestão de manutenção corretiva amparada e “amuletada” em justificativas seria essa? 

Então, quer dizer que nós fazemos vista grossa todos os dias, para os erros e acertos das pessoas, e somos incapazes de fazer o nosso papel de mentores dessas pessoas? 

Quem não promove feedback constante não é um bom líder, não pra mim! 

Eu não consigo enxergar a manutenção saindo da “corrida dos ratos” se não dermos às pessoas uma visão clara sobre suas entregas, principalmente, se não adotarmos o mais breve possível a cultura do feedforward, baseado em ideias e orientações! 

Precisamos mostrar às pessoas como e onde elas podem chegar, afinal o mundo gira cada vez mais depressa e se preocupar com o futuro do seu time, faz parte de um bom entendimento da pirâmide de Maslow.

4 – Seu gestor de manutenção promove um ambiente de descontração e favorece um bom clima de trabalho?

Onde passamos a maior parte do nosso dia e onde deixamos a maior parte dos nossos esforços? Na empresa, imagino eu. Pelo menos tem sido assim nos meus últimos 28 anos. 

Agora imagina se o seu local de trabalho é um lugar onde ninguém pode enxergar colegas como amigos, onde bater um papo com o chefe é “polir maçã” e outros paradigmas que tornam o chão de fábrica num reformatório. 

O bom líder é aquele que inspira e contagia pessoas com energia positiva o tempo todo. 

Às vezes as pessoas podem dar errado e, em alguns casos, até vai dar mesmo, afinal faz parte. Mas se esse cara não for aquele que impulsiona a turma a acreditar e trabalhar pelo melhor, lascou! 

Me lembro da cena do cabo de guerra, da série que passa na Netflix Round 6, quando um personagem afirma que “o líder é fator determinante nesse tipo de competição/brincadeira. Precisamos entender que somos grandes referências para as pessoas”. 

5 – Seu gestor de manutenção busca recursos e ferramentas que caminhem para o aumento de produtividade e desenvolvimento de pessoas?

É muito fácil cobrar quando não se dá. Existe um ditado assim: “A quem muito é dado, muito se é cobrado”. 

Logo se eu não dou nada, posso cobrar é nada mesmo, uai! 

Se você como líder deseja ser visto como alguém bom, dê condições ao seu time de crescer. Dê condições ao seu time de usar tecnologias que facilitem o seu trabalho. 

E não venha me dizer que não tem recurso, que não tem verba e que não tem tempo para fazer esse tipo de coisa. 

Tenho experimentado, em minha trajetória muitíssimo bem sucedida como gestor de manutenção e líder, a grata honra de identificar talentos internos e a eles conferir o devido empoderamento para formar novos talentos. 

Até porque, quando essa engrenagem começa a girar numa velocidade legal, o crescimento é exponencial. 

Tem muita gente terceirizando responsabilidades que sempre deveriam ser primarizada!

É sobre protagonismo e simplicidade. Sobre fazer o que precisa ser feito com o recurso que se tem em mãos.

Dicas para ser um gestor de manutenção diferenciado!

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Para fechar eu gostaria de deixar algumas dicas que eu chamaria de preciosas:

  • Seja você o primeiro a fazer alguma coisa! Saiba despertar nas pessoas algo diferente.
  • Seja o guardião da simplicidade e não faça da gestão da manutenção, uma ciência de foguete, pois ela não é.
  • Seja o pacificador e o que une as pessoas em torno de um propósito! Não semeie a discórdia e não alimente desavenças do passado.
  • Seja leal com suas lideranças imediatas, com seus pares e com a sua equipe. Afinal, lealdade é a marca registrada de pessoas que criam uma atmosfera de confiança.
  • Seja autêntico, corajoso, tardio em falar, aberto ao ouvir e sábio ao tomar decisões.

Quer conhecer uma pessoa, lhe dê poderes.

Quer ser um bom líder?

Use o poder que lhe deram para fazer uma boa gestão de manutenção e garantir estabilidade aos processos de manutenção!

Feliz 2022 para todos nós da Manutenção, com uma rápida e latente mudança de chave! ⭐️

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Sobre o autor

Rodrigo Lopes

Consultor na área de manutenção, com sólida experiência em gestão e implementação de novas tecnologias. Fortemente conectado com tecnologias de suporte à produtividade, governança e gestão da manutenção de forma geral. Engenheiro de Controle e Automação e pós graduado em Engenharia de Manutenção. Atualmente é Coordenador de PCM na Anglo American.

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