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Técnico

Manual de operação e manutenção: o que é, como usar e criar

O conhecimento a respeito do manual de operação deve fazer parte das habilidades e competências que todo técnico em manutenção mecânica desenvolve no dia a dia em suas atividades. 

Essas habilidades enquadram o técnico em níveis hierárquicos maiores de funções e, consequentemente, determinam as responsabilidades nos diversos tipos de intervenções mecânicas para as quais ele estará capacitado. 

Neste artigo apresentaremos um resumo dos principais pontos de um manual de operação e manutenção: quais conhecimentos operacionais são exigidos e quais informações são encontradas no catálogo, para que o profissional desenvolva suas habilidades técnicas e melhore o desempenho. 

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O que é um manual de operação?

O manual de operação é um conjunto de informações compiladas para o desenvolvimento de atividades em manutenção em máquinas e conjuntos mecânicos, como comandos mecânicos, hidráulicos, pneumáticos eletro hidráulicos, eletropneumáticos e mecatrônicos. 

É composto por catálogos de peças, manuais de manutenção (desmontagem e montagem) e análise de falhas de  componentes. Esses manuais podem estar disponíveis de forma física ou digital e geralmente são editados no idioma de origem do equipamento (inglês, alemão, francês e etc.).

Veja também: Os 3 pilares do PCM – Planejamento e Controle da Manutenção

Importância do de desenvolvimento de um manual de operação e manutenção 

Para executar qualquer manutenção, seja ela uma manutenção preditiva, preventiva, corretiva ou participar em uma manutenção com terotecnologia, o técnico deve em princípio responder a seis questões básicas:

  • O que fazer? (qual tipo de manutenção)
  • Quando fazer? (corretiva, planejada etc.)
  • Onde fazer? (no campo, na instalação predial ou oficina)
  • Como fazer? (preparação do espaço físico, segurança, informações técnica)
  • Com o que fazer? (preparação de peças de reposição, ferramentas e utilização de dispositivos especiais)
  • Por que fazer?

Todas essas perguntas podem ser respondidas a partir do manual de operação e manutenção, orientando as ações do profissional, principalmente as relacionadas ao “como fazer?”

Para entender como uma manutenção deve ser realizada, é preciso considerar a evolução tecnológica que foi implantada nas máquinas e a necessidade de disponibilidade operacional. 

Leia também: Carreira de manutenção: você está em sua zona de conforto?

O que compõe um manual de operação e manutenção?

A seguir explicaremos sobre alguns componentes importantes de um manual de operação e como eles podem auxiliar os técnicos no dia a dia de sua profissão. 

Manual de operação

O manual de operação contém informações técnicas para atender aos princípios produtivos de um equipamento, normas de segurança, comandos operacionais, capacidades de carga, condições de operação, capacidades dos reservatórios de combustível, fluido hidráulico, óleo do motor, plano de manutenção, sinalização de alarme e etc. 

O conhecimento dessas informações para o operador é de suma importância e para o profissional técnico de manutenção contribui na análise e diagnóstico de falhas e testes operacionais.

Catálogos de peças

A utilização do catálogo de peças serve para a identificação de elementos de máquinas, posição e sequência de manutenção, através da leitura de desenho mecânico em perspectivas, projeções ortográficas e cortes. 

Os catálogos são estruturados em seções e componentes. Devem ser utilizados observando as especificações técnicas das máquinas, como modelo, número de série. São exemplos de informações que compõem o catálogo de peças:

1. Catálogo de produtos do fabricante: 

Apresenta o desenho do elemento da máquina em desenho técnico, mostrando medidas dimensionais, material, aplicação, acabamento superficial e se foi submetido a um tratamento térmico. São exemplos os rolamentos SKF, parafusos e porcas–INDUFIX.

2. Classe de resistência de parafusos:

A classe de resistência do material que o parafuso é feito vem estampado na sua cabeça na forma de um código de dois números no formato XX.Y. Por exemplo, 5.8, 8.8 ou 12.9. Saber conhecer esse código é importante por dar uma boa ideia da resistência do parafuso e para determinar o torque de aperto máximo. 

O primeiro número (XX) multiplicado por 10 diz o limite de resistência à tração do parafuso e o segundo número (Y) multiplicado por (XX) o limite de escoamento.

Exemplo 01: 8.8 o “primeiro” oito representa 800 N/mm² mínimo de resistência à tração; o “segundo oito”, na verdade .8, quer dizer 80% da tração = limite de escoamento de 640 N.mm²

Exemplo 02: 12.9 o 12 representa 1220 N/mm² mínimo de resistência a tração; o nove, na verdade, .9 quer dizer 90% da tração = limite de escoamento de 1098 N.mm²

Partes que compõem o parafuso 

Às vezes escolhemos um parafuso errado por não sabermos o nome correto de uma parte do parafuso, ou até mesmo por desconhecer que uma determinada parte possui características importantes que devem ser levadas em consideração na hora da escolha.

Pensando nisso, desenvolvemos um guia rápido e intuitivo que irá ajudá-lo em sua próxima escolha! Veja os mais diversos tipos de cabeças, fendas, roscas e outros elementos que podem compor a sua próxima compra de Parafusos.

http://www.indufix.com.br/wp-content/uploads/2016/09/anatomia-do-parafuso-1-1-1500x1050.jpg

Quanto menor for a classe de resistência do parafuso, maior será sua ductilidade (capacidade de deformação do material até sua ruptura, sendo que, quanto mais dúctil for o parafuso, maior será sua capacidade de alongamento sem se romper), porém menor será a sua capacidade de gerar força. Em outras palavras, suporta menos torque.

Com o aperto excessivo podemos espanar os fios da rosca, quebrar o parafuso e empenar a peça que está sendo fixada. Somente com uma ferramenta chamada torquímetro, conseguimos medir o aperto dado em cada parafuso.


Chave estria ou sextavada em milímetros

Rosca

Torque (especificação para parafusos gerais N/m

8

M5

4-8

8

M6

6-10

M6

6-10

12

M8

15-25

14 a 17

M10

30-40

17 a 19

M12

40-55

19 a 22

M14

58-70

27

M18

75-90

30

M24

78-90
Tipos de
rolamentos

https://www.skf.com/binary/12-289430/0901d196805e0eab-1702-0013---17000-w_tcm_12-289430.png

https://www.skf.com/binary/82-289426/0901d196805e0e0c-1004-0047---17000-a-w_tcm_12-289426.png

https://www.skf.com/binary/82-289427/0901d196805e0e0d-1004-0049---17000-d-w_tcm_12-289427.png

https://www.skf.com/binary/82-289428/0901d196805e0e0e-1004-0050---17000-a-w_tcm_12-289428.png

Rolamento
radial

Rolamento de
esfera-axial

Rolamento de
rolos- axial

Rolamento
esfera-axial
C:\Users\Usuario\Desktop\Treinamento-Maurício\skf0001.jpg

Catálogo de conjunto mecânico, equipamento e máquinas:

Esse catálogo apresenta o desenho das peças em vista explodida, cortes e perspectivas, identificando os componentes por uma numeração de localização para consulta na lista de peças, e sua especificação de acordo com o fabricante da máquina.


Manual de Manutenção

O manual de manutenção é elaborado para atender a uma máquina específica em conjunto com o catálogo de peças e manual de operação. 

Contém seções como: pressões de trabalho, piloto, segurança (posicionamento da máquina, despressurização de sistema hidráulico e pneumático, riscos de choque elétrico, esmagamento de membros), sequência de desmontagem e montagem, posicionamento correto de componentes, utilização de ferramentas especiais, procedimentos técnicos de análise de falhas, diagnóstico e teste de funcionamento. 

E ainda apresenta um plano de manutenção periódica, as especificações de torque, entre outros.

Leia também: Técnico de Manutenção: Saiba como ter sucesso na profissão

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Sobre o autor

Maurício Mesquita

Com muito conhecimento prático e teórico, é mecânico de Máquinas Pesadas de Mineração e professor de Ensino Técnico Mecânico.

Profissional com vasta experiência como instrutor de formação também realiza treinamentos técnicos em hidráulica, pneumática, metrologia, desenho mecânico e outros temas da área.

Também é especialista em manutenção de instalações industriais e manutenção em subconjuntos hidráulicos, pneumáticos e mecânicos.

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