Home » Por que acidentes de processo devem ser divulgados?
Acidentes de processo
Técnico

Por que acidentes de processo devem ser divulgados?

Segurança de processos dentro das empresas requer boa comunicação, relatórios bem feitos e uma rede de apoio de toda a equipe. Saiba mais!

Um dos pilares da Gestão de Segurança de Processo de acordo com o CCPS – Center for Chemical Process Safety está no aprendizado com a experiência. 

Esse aprendizado, muitas vezes, é comprometido pela ausência de dados relacionados a esses acidentes. No Brasil, ainda existe um órgão que pode estruturar informações relacionadas a acidentes industriais. 

Apesar disso, alguns setores, autarquias e sindicatos patronais ou de trabalhadores tentam, ainda que de forma isolada, contribuir com informações relacionadas a acidentes.

Dessa forma, baseado no apêndice 2 do livro “O que houve de errado?”, de Trevor Kletz, mostraremos abaixo 4 razões pelas quais relatórios de acidentes devem ser publicados.

Responda a pesquisa e receba um relatório com os resultados

#1 Faz parte da nossa missão como prevencionistas

Uma das bases da conscientização das pessoas está no aprendizado com o passado e o bom profissional deve usar isso ao seu favor. 

Não precisa citar aonde (empresa) ou quem foi acidentado, mas COMO o acidente ocorreu. 

Quais foram as suas causas, consequências e quais seriam as formas de prevenção que deveriam ser adotadas para que eles não ocorressem.

#2 Informação gera compartilhamento que gera mais informação

Quando você compartilha algo com alguém, a pessoa se sente à vontade a também compartilhar informações com você. 

Da mesma forma quando compartilhamos em grupo, seja em treinamentos, palestras, artigos ou ainda nas redes sociais. A informação em relação sobre a prevenção de acidentes de processo se propaga rapidamente.

#3 Quando uma empresa sofre um acidente, todas as outras também são afetadas

A imagem negativa é que um grande acidente industrial não se limita somente à empresa que foi atingida diretamente. A reputação das concorrentes também é afetada, principalmente na relação com clientes e acionistas. 

Sendo assim, quanto mais as companhias compartilharem suas experiências, mesmo as negativas, todas ganham.

#4 Relatórios de acidentes possuem grande impacto

A possibilidade de esquecimento de quem lê um relatório é menor. 

Mais do que um artigo, uma nota ou uma notícia, um relatório de acidente gera maior impacto sobre o leitor. 

Baseados nestas, as empresas podem fazer reconstituições em vídeo, além de alertas e apresentações institucionais para melhorar a assimilação do conteúdo e ajudar na prevenção de novos eventos.

Importante destacar que existe a necessidade de preservação da imagem da empresa em momentos de crise e o cuidado com a informação é importante. 

Apesar disso, estruturar a comunicação de acidentes mostra transparência para clientes, acionistas, poder público e sociedade.

Gostou do texto? Deixe o seu “gostei” e compartilhe. 

Conteúdo que você também pode gostar:
Normas Regulamentadoras: o Guia Técnico de Segurança do Trabalho

Responda a pesquisa e receba um relatório com os resultados

Sua assinatura não pôde ser validada.
Obrigada por se inscrever!

Receba em primeira mão novos conteúdos, eventos e notícias! 😃

Sobre o autor

Paulo Renato Soares

Engenheiro Mecânico e de Segurança, com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e Mestrado em Engenharia de Produção (UFPE). Atua na Gerência de SMS da Refinaria Abreu e Lima (PETROBRAS) em Pernambuco na área de Preparação e Respostas a Emergências.

Adicione um comentário

Clique aqui para postar um comentário