A inteligência emocional no trabalho é um assunto muito falado nos dias de hoje, principalmente por causa de distúrbios como a síndrome de Burnout, que tem afetado variados tipos de profissionais, principalmente os de alta performance. Veja a importância de desenvolvê-la:
O que é inteligência emocional?
Inteligência emocional é a capacidade de reconhecer, avaliar e lidar com sentimentos e emoções próprias e de outros indivíduos. Essa é uma competência que faz toda diferença nas relações interpessoais, e consequentemente, no trabalho.
Veja também: Postura profissional: como melhorar e o que não fazer
Como aplicar a inteligência emocional no trabalho?
A inteligência emocional é uma competência muito valorizada no mercado de trabalho atualmente. E trabalhar com o colaborador o autoconhecimento das suas próprias emoções é fundamental.
A autoconsciência é o ato de saber como cada sentimento te afeta e qual a sua reação quanto a isso. Sabendo reconhecer e tendo consciência é possível controlar os próprios sentimentos e emoções, isso faz com que sentimentos não afetem o colaborador e o ambiente de forma negativa.
Trabalhando a inteligência emocional é possível fazer com que os colaboradores desenvolvam automotivação, uma habilidade de indivíduos de alto valor para o mercado de trabalho no que implica na alta performance de trabalho, característica indispensável para líderes e gestores.
Além disso, conhecendo sentimentos, emoções e reações, fica mais fácil entender os sentimentos dos outros, o que melhora o relacionamento interpessoal, evitando problemas, fortalecendo a equipe e reduzindo o risco de desenvolvimento de distúrbios com a temida Síndrome de Burnout ou Síndrome do esgotamento profissional, que se caracteriza pelo esgotamento físico, exaustão e estresse causado por situações enfrentadas no trabalho.
A saúde mental e a inteligência emocional andam juntas e têm relações diretas com relacionamentos interpessoais, objetivos, metas, comunicação, desenvolvimento individual e coletivo.
Esse é um trabalho individual, mas que pode ser incentivado coletivamente, visando benefícios ao colaborador e a empresa.
Veja também: Automação empresarial: por que as empresas devem adotá-la
Benefícios do desenvolvimento da inteligência emocional no trabalho
- O trabalho em equipe se torna mais fácil;
- Os conflitos são facilmente resolvidos;
- A comunicação é clara e efetiva;
- Resultados são mais expressivos;
- Controle de estresse e ansiedade;
- Colaboradores mais felizes e motivados;
- Metas são mais facilmente batidas;
- O engajamento melhora.
Onde se tem uma equipe de pequeno, médio ou grande porte, é primordial que se tenha um líder e um gestor que tenham todas essas características e que as domine com excelência e as passe aos seus liderados.
Leia também: Gestão estratégica de pessoas: um casamento de sucesso entre empresa e funcionário
Gostou do artigo? Deixe suas sugestões no comentário e acompanhe minhas novas produções acessando meu perfil de autor no Portal Serviço em Destaque!
Adicione um comentário